O que faz um livro ser o favorito para você?

01/02/2017

Um mesmo livro pode ser verdadeiro diamante para um e uma simples bijuteria para outro. E ainda assim ser o preferido de ambos.
Nosso post de hoje é sobre possíveis respostas para uma pergunta totalmente pessoal.

O que faz um livro ser o favorito para você?

Leitura é uma experiência exclusiva e individual e os critérios para defini-la como boa ou ruim passa pelos mesmos caminhos.
Quem nunca se viu sem palavras por odiar um livro amado por todos, ou amando um que em geral é identificado como chato ou cansativo?
A questão é que a leitura não é como uma bancada de jurados onde é exigido este ou aquele critério para o julgamento. Não, os critérios da leitura muitas vezes nem o próprio leitor sabe como foram definidos, são puramente subjetivos.

As vezes pra Ana o livro preferido é aquele que a faz chorar, pra Letícia é aquele que a faz pensar por outros caminhos ainda não percorridos e pro João é aquele que traz muita polêmica para discutir com os amigos.

E ainda muitas vezes o livro que me fazia enlouquecer, não me causa mais nenhum prazer hoje. Até os nossos próprios critérios mudam a cada momento de acordo com nossas experiências.
Um mesmo livro pode ser verdadeiro diamante para um e uma simples bijuteria para outro. E ainda assim pode ser o preferido de ambos. Há quem prefira diamantes e há quem prefira bijuterias.


O meu livro favorito.

Você certamente conhece alguém que na infância dizia: eu quero ser engenheiro. Na adolescência: eu quero ser engenheiro. Depois do ensino médio foi pra faculdade de engenharia e após a faculdade foi trabalhar na área que estudou e vive a vida inteira feliz como engenheiro.


Vou confessar. Eu sempre tive inveja de pessoas assim. Meus critérios de escolha são totalmente mutáveis, minha opinião é totalmente mutável... acho que tudo em mim é totalmente mutável.


Por isto, este concurso é a minha cara. Porque a minha lista de livros favoritos é extensa e as vezes alguns títulos saem, outros entram, as vezes ela cresce, outras diminuem. É totalmente dinâmica.


E com este concurso, poderei a cada mês apresentar um título desta minha extensa e versátil lista de favoritos.


E você poderá também dar a cada mês uma resposta diferente segundo os caminhos que sua vida literária envereda.


Este mês será o primeiro sorteio, e eu escolhi Umberto Eco, e o livro é número zero, porque mesmo com todas as minhas mudanças de critérios, Eco nunca perdeu pra mim o favoritismo, tendo seu espaço cativo na minha lista, e Número zero é seu último livro e penso que se você ainda não leu, será uma boa experiência.

Um pouco de Umberto Eco

Umberto Eco foi um escritor de fama internacional. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, onde escreveu sobre uma infinidade de temas, sempre com seu estilo inteligente e provocativo.
Ele foi, ainda, notório escritor de romances, como já sabemos. E seu maior destaque foi O nome da rosa.
Ele começou a sua carreira como filósofo. Seus primeiros trabalhos foram dedicados ao estudo dos textos de São Tomás de Aquino. A tese principal era a reflexão estética, e seu modo particular de expressão, que aliás é a cara de Umberto Eco.

Sobre o Número Zero.

O romance é um manual do mau jornalismo.
A estória é a seguinte. Um grupo de redatores, reunido ao acaso, prepara um jornal. Não um jornal de cunho informativo, porque o objetivo era chantagear, prestar serviços duvidosos ao editor.
Mas detalhe, o leitor percorre o caminho sem saber se toda aquela notícia foi inventado ou não.
É um livro curto, objetivo, muito interessante e com personagens exagerados, e até caricatos.
Número Zero é uma obra com muita informação, e nela você será tentado a investigar qual delas é a que realmente importa.
Enfim, uma leitura inteligente e provocativa bem ao estilo Umberto Eco.
Vamos ao concurso?

Para participar do CONCURSO CULTURAL "MEU LIVRO FAVORITO" o participante precisa cumprir as regras abaixo:

1 - Acessar o blog Café com Estórias
2- Clicar no post do concurso;
3 - Responder a pergunta: "O que faz um livro ser o FAVORITO para você?"
O dono da melhor resposta levará o livro Número Zero de Humberto Eco com um marcador de páginas exclusivo, mais dois pares de brincos e um par de pulseiras.


Chances Extras:

1- Curtir a fanpage do blog Café com Estórias (https://www.facebook.com/cafecomestoriasblog/)
2- Seguir o Instagram do blog Café com Estórias (https://www.instagram.com/blogcafecomestorias/)
3- Seguir o Twitter do Blog Café com Estórias (https://twitter.com/cafecomestorias/)
4- Seguir o blog Café com Estórias no Google Plus (https://plus.google.com/u/0/108585546072267734679)
5- Compartilhar o post do concurso em suas redes sociais.


Para computar a chance extra, basta informar no comentário do post quais foram as ações extras realizadas.
Quer ler o regulamento na íntegra? Clique aqui.

Vamos? Pense em seus livros favoritos, descubra quais os critérios para este favoritismo, use toda sua criatividade e... Boa sorte!

ATENÇÃO: OS COMENTÁRIOS DEVERÃO SER NA PÁGINA OFICIAL DO CONCURSO NO BLOG CAFÉ COM ESTÓRIA. PARA SER REDIRECIONADO CLIQUE AQUI